Mudanças e dúvidas que você precisa saber!


Os alunos e as alunas do Ensino Médio terão, a partir de 2022, uma nova configuração do segmento. Além das aulas da parte comum do currículo, os(as) estudantes também terão a possibilidade de escolher itinerários formativos de acordo com suas afinidades. A expectativa é que essa nova configuração ajude a elevar os índices de aprendizagem e proficiência de estudantes no final da educação básica; além de trazer mais significado para a trajetória acadêmica dos(as) adolescentes.


A reforma do Ensino Médio traz uma grande mudança não apenas para estudantes, mas também para toda a comunidade escolar. A inserção dos itinerários formativos é acompanhada por uma série de revisões de currículo, carga horária e formação de docentes. Além disso, todas as escolas precisam adequar o processo de aprendizagem à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como já fizeram no Ensino Fundamental.

O que você vai aprender com este material?

Como usar rubricas nas avaliações e autoavaliações de estudantes;

Como elaborar de rubricas de avaliação;

Como elaborar rubricas para avaliação de participação.

A quem se destina este material?

Mantenedores(as) que querem entender as possibilidades de avaliação nas aulas a distância para diálogos com famílias;

Gestores(as) que estão organizando momentos formativos com as coordenações e corpo docente sobre as avaliações a distância;

Coordenadores(as) que estão organizando avaliações com professores e professoras para comprovação das atividades durante este período.

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