Mudanças e dúvidas que você precisa saber!


Os alunos e as alunas do Ensino Médio terão, a partir deste ano, uma nova configuração do segmento. Além das aulas da parte comum do currículo, os(as) estudantes também terão a possibilidade de escolher itinerários formativos de acordo com suas afinidades.

A expectativa é que essa nova configuração ajude a elevar os índices de aprendizagem e proficiência de estudantes no final da educação básica; além de trazer mais significado para a trajetória acadêmica dos(as) adolescentes.


A reforma do Ensino Médio traz uma grande mudança não apenas para estudantes, mas também para toda a comunidade escolar.

A inserção dos itinerários formativos é acompanhada por uma série de revisões de currículo, carga horária e formação de docentes. Além disso, todas as escolas precisam adequar o processo de aprendizagem à BNCC, assim como já fizeram no Ensino Fundamental.

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Todas essas mudanças continuam como imperativas, mesmo durante o contexto da pandemia do coronavírus. Como o cronograma continua o mesmo, as instituições de ensino devem fazer as adaptações até este ano 2022 - um prazo que permite que essa transição seja gradual.



Para te ajudar no entendimento de toda essa reforma, preparamos um e-Book interativo. Nele, além das principais informações e dúvidas relacionadas ao Novo do Ensino Médio, você também poderá anotar seus planos e ideias de como conduzir toda essa transição em sua escola.

O que você vai aprender neste e-Book?

As principais mudanças do Novo Ensino Médio;

Cronograma de implementação e Marco Legal;

Os 9 princípios do Novo Ensino Médio;

As alterações na carga horária;

A BNCC e a estrutura curricular do Novo Ensino Médio;

Itinerários por área de conhecimento e seus eixos estruturantes.

Principais dúvidas respondidas neste e-Book

Como fica a distribuição da carga horária de professores?

Estudantes serão prejudicados com a redução da carga horária da parte comum de 2.400 horas para o máximo de 1.800 horas?

Como eu posso compor os itinerários?

É possível haver projetos interdisciplinares nos itinerários?

Como fica a mobilidade do(a) estudante em projetos?

A escola pode se especializar em um itinerário específico?

A quem se destina este material?


Mantenedores(as) que oferecem o Ensino Médio em sua(s) escola(s) e está se preparando para adaptar o segmento à nova legislação;

Gestores(as) que querem entender as possibilidades de reestruturação de currículo e criação de itinerários formativos;

Coordenadores(as) que precisam de apoio para a reestruturação da grade horária e querem tirar dúvidas sobre os principais pontos da Reforma do Ensino Médio.

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