COVID-19 | Bate-papo on-line:
OS DESAFIOS DE DOCENTES IMIGRANTES DIGITAIS E DA GESTÃO ESCOLAR NA PANDEMIA
Apesar de as novas tecnologias na educação não serem um tema novo no debate da área, muitas escolas e docentes enfrentaram o grande desafio de incorporá-las para continuar as aulas frente ao distanciamento social provocado pelo coronavírus.
✓ Este é o reflexo de uma educação ainda moldada no paradigma tradicional e da falta de formação docente para uma prática conectada ao(às) estudantes de hoje?
✓ Qual seria a preparação necessária para que todo este cenário tivesse o menor impacto possível?
✓ Quais são os aprendizados sobre os quais já podem refletir para incorporar à rotina escolar?
Para responder a estas e outras questões ligadas à formação docente e à gestão escolar, convidamos dois grandes especialistas nas áreas para o debate sobre os reflexos e aprendizados da pandemia do coronavírus para a educação brasileira.
Inscreva-se para assistir
ao bate-papo on-line:
Ao clicar em enviar, aceito receber e-mails do geekie.com.br
José Moran
Doutor em Comunicação (USP) e autor de livros sobre educação inovadora
Doutor em Comunicação pela USP. Foi professor de Novas Tecnologias na Escola de Comunicações e Artes da USP (de 1985 até 2001) e um dos fundadores da Escola do Futuro, onde pesquisou as transformações na educação com a chegada da Internet. Atualmente, é palestrante e atua em cursos on-line e híbridos sobre como transformar nossas escolas de educação básica e superior com metodologias ativas, modelos híbridos, valores, personalização, projeto de vida, tecnologias digitais e novas formas de avaliação. Também é autor dos livros "A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá" (5ª ed, Papirus, 2011) e “Desafios na comunicação pessoal” (3ª ed. Paulinas, 2007) e co-autor de “Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora” (Penso, 2017), “Novas tecnologias e mediação pedagógica” (Papirus, 21ª ed. 2012), “Educação a Distância: Pontos e Contrapontos” (Summus, 2011).
Kátia Martinho Rabelo
Diretora pedagógica | Colégio Magister
Doutora e Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada em Administração pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1991). Diretora pedagógica do Colégio Magister desde 2009 - escola parceira da Geekie e que adota o Geekie One desde 2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, formação docente, tutoria, afetividade, psicogenética walloniana e psicologia sócio interacionista.
A quem se destina?
Mantenedores(as) que têm o desafio de refletir sobre o cenário atual de suas escolas e entender como ele vai impactar a gestão escolar no futuro pós-pandemia;
Gestores(as) responsáveis pela formulação da formação continuada de seu corpo docente, que buscam formas de refletir e incorporar os aprendizados nas práticas atuais e futuras de professores e professoras;
Coordenadores(as) que querem refletir sobre as mudanças que a pandemia pode trazer para sua relação com docentes e a inserção de tecnologias no cotidiano da comunidade escolar.