COVID-19 | Bate-papo on-line:
COMO APLICAR PRÁTICAS ATIVAS NAS AULAS A DISTÂNCIA
Enquanto o coronavírus levou muitas escolas a adaptarem suas aulas para a modalidade a distância, o imperativo de desenvolver competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) continua prioritário como sempre.
Uma das formas de continuar com esse trabalho é aplicar práticas ativas no processo de ensino e aprendizagem. Além de promover a autonomia e o protagonismo, essas práticas incentivam o raciocínio crítico e dão visibilidade ao processo de pensamento de estudantes, entre outros benefícios para docentes e discentes.
Descubra nessa conversa como seus professores e suas professoras podem continuar o desenvolvimento das competências e habilidades durante as aulas a distância.
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✓ Rotinas de pensamento para aplicar em momentos síncronos das aulas a distância;
✓ Dicas de ferramentas para usar como suporte para o desenvolvimento das práticas ativas;
✓ Como aproveitar ao máximo os recursos do Hangouts Meet e outros softwares de videoconferências para aplicar as práticas ativas.
Glauci Oliveira
Designer pedagógica | Geekie
Licenciada em Ciências Biológicas pela EFRPE e Macquarie University, mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP), dentro da área de Letramento Científico, Matemático e Tecnológico, sob orientação do Professor Agnaldo Arroio. É integrante do projeto Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis (DEMULTS), que tem como principal objetivo estimular o uso das Tecnologia de Informação e Comunicação no âmbito escolar, por meio de metodologia participativas.
A quem se destina?
Mantenedores(as) que estão adaptando ou já adaptaram as atividades pedagógicas de sua(s) escola(s) para as aulas a distância;
Gestores(as) que precisam entender as possibilidades e os benefícios de inserção de práticas ativas para continuar o desenvolvimento de habilidades e competências durante o período de distanciamento social;
Coordenadores(as) que precisam orientar e formar o corpo docente para oferecer aulas mais ativas e motivadoras aos(às) estudantes da escola.